Hábito de Estudo

Para nossos Alunos e seus Responsáveis

DESCOBERTAS

Bem ali, a nossa frente, as coisas acontecem. E, muitas vezes, nós não vemos! A vida é assim: passa depressa, mas a todo instante, nos estimula a sair da mesmice, perceber os fatos, criar soluções, mudar destinos. Tudo depende de nós.

Se ficarmos parados no mesmo lugar e repetindo sempre as mesmas ações, nós desperdiçamos as incontáveis oportunidades de crescer, fazer diferente e deixar a nossa marca no mundo. E não é difícil sair da mesmice e fazer descobertas! Mas … é preciso querer, acreditar em si e seguir o movimento da VIDA.

Vejamos: já descobriu quantas coisas se aprende usando a atenção? Ela é nosso primeiro passo: ATENÇÃO. Só posso ver/perceber, se prestar atenção. Ao usar minha atenção, observo que não tenho as respostas, mas iniciei o caminho das perguntas.

Este é o nosso segundo passo: PERGUNTAS. Elas nos levam a ver mais de perto, anotar o que estamos vendo, ler para tentar compreender e perguntar mais; o que nos leva a conversar com o outro, para trocar idéias – chegamos ao DIÁLOGO.

Pronto! A mágica da descoberta que se chama APRENDER acontece e faz bem.

ATENÇÃO, PERGUNTAS, ANOTAÇÕES, LEITURAS, DIÁLOGO. Este é o caminho do “fazer novo, diferente e melhor”, que precisamos seguir sempre para deixar nossa marca no mundo, porque é assim que chegamos às descobertas.

DESCOBERTAS acontecem todos os dias na escola, no trabalho, na VIDA. Ser reconhecido na sociedade, porque somos nós que criamos nosso caminho, só depende de cada um de nós. Eu quero! E você? Tudo pode começar AGORA.

Texto de Carmen Lamego Vidal, Psicopedagoga do Ensino Fundamental.

Em 9 de setembro de 2009.

Artigo escrito por: Carmen Lamego