Dicas para a volta às aulas

Depois daquelas férias gostosas e animadas, é comum que as crianças encontrem dificuldades para retomar o ritmo de aulas, rotina, tarefas de casa, por estarem longe do ambiente escolar. Para que seja um bom ano letivo,  é muito importante que a criança ou adolescente esteja motivado.

Para isso, aqui vão algumas dicas interessantes que ajudarão:

• Reestabelecer a rotina

É muito importante que os horários estejam claros e que algumas regras existam. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o aproveitamento na escola. As escolas demandam dos alunos disciplina e comprometimento, além de planejamento quanto às provas, estudos e tarefas. Dentro de casa a regra é a mesma! O planejamento é essencial.

• Fazer do local de estudo algo confortável

Fazer com que a criança se sinta confortável e num espaço aconchegante é essencial para os estudos. Um ambiente “clean”, bem iluminado e tranquilo fazem com que a criança se interesse pela atividade sem dispersar sua atenção.

• Organizar juntos o material escolar e mochila

Toda criança adora organizar o material para a volta às aulas, principalmente se for tudo novinho em folha. É uma grande motivação usar tudo, das canetinhas coloridas aos cadernos, deixando-os ansiosos para a volta às aulas.

• Relembrar, junto à criança, o que ela mais gosta na escola

Boas lembranças trazem bons sentimentos. Sentir falta das atividades preferidas, dos amigos, professores e coordenadores trarão aquele sentimento nostálgico ao pequeno, fazendo com que mal possa esperar para estar na escola novamente.

• Voltar à rotina gradualmente.

Se seu filho assiste muito a televisão ou utilizou bastante os eletrônicos durante as férias, o ideal é que, aos poucos, volte ao volume normal do uso de tudo isso. Mudanças radicais e o pensamento de que eles não podem mais “se divertir” por conta da volta às aulas não é nada legal. Estipular os horários pode ser um grande aliado, seja para a hora de ir dormir, seja para a hora de brincar.