Como Participar na Vida da Escola

Educar exige esforço de todos e não acontece somente na escola.

Sabemos que uma boa relação entre professor x aluno x escola pode fazer toda a diferença na educação de uma criança.

Pensando nisso, disponibilizaremos textos em nosso canal “Plínio Leite Conversa” que oportunizam uma reflexão ampla sobre diversos temas importantes para educação de seu filho.

1-Converse com a Escola

Ao manter aberto um canal de comunicação com a Direção e Coordenação, você poderá aprender mais sobre o funcionamento da escola, os projetos e recursos disponíveis para aperfeiçoar o desempenho escolar de seu filho e as maneiras de ajudar e participar de vida da escola.

2-Mantenha contato constante com os professores de seu filho

É preciso ter uma postura de solidariedade, cooperação, respeito e carinho com os educadores. O educador tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças e, por isso o contato com eles deve ser frequente, ouvindo o que eles têm a dizer sobre o seu filho.

3-Participe das reuniões da escola

Sua participação em todas as reuniões programadas pela escola é fundamental. No diálogo aparecem as boas ideias e podem ser encontradas boas soluções para problemas do dia-a-dia.

4-Evite faltas desnecessárias

A frequência diária é muito importante para o seu aprendizado. Caso seu filho adoeça ou necessite faltar, comunique a escola e logo que retorne faça-o colocar sua matéria em dia.

5-Cobre de seu filho comprometimento com a escola

Pergunte sempre a seu filho como vão as aulas e o que ele acha da escola. Verifique se ele está cumprindo suas obrigações escolares, como dever de casa, à frequência às aulas e a disciplina em sala de aula. Incentive o respeito ao professor e aos colegas, mostre a necessidade de um bom desempenho na escola e em outras atividades que são realizadas fora do horário escolar. Busque identificar as dificuldades de seu filho e as alternativas para solucioná-las.

6-Crie um ambiente adequado e determine períodos de estudo para o seu filho

Organize um lugar com material para pesquisa e um local para estudos diários. Ofereça ajuda sempre que necessário ainda que seja para ouvi-lo em seus relatos.

7-Fique atento ao desempenho escolar de seu filho

Não basta apenas ir a escola. Ele tem que aprender de fato o que está sendo ensinado. Se você perceber um desempenho fraco, a primeira coisa a ser feita é procurar a coordenação e os professores de seu filho para saber o que está acontecendo, ouvir suas recomendações e combinar um esforço comum da escola, da família e do próprio aluno. Caso o seu filho tenha um bom desempenho nos estudos, elogie-o e estimule-o a sempre querer aprender mais.

Essas dicas foram inspiradas nas recomendações encontradas no site do compromisso Todos Pela Educação: www.todospelaeducacao.org.br