Colônia de férias: 6 dicas para os pais ficarem atentos

Auge do verão com esse calorzão em pleno recesso escolar pede uma colônia de férias para as crianças, né? 😎

Mesmo entre muita diversão, o que não pode ficar de fora é o cuidado com a saúde do seu filho. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a escolher o local ideal:

Confira a programação

Trabalhar tanto o lado físico quanto o mental é muito importante mesmo durante as férias. Por isso, a diversidade de atividades é a melhor opção para seu filho aproveitar ao máximo a colônia.

Muitos locais oferecem passeios culturais, esportes, aulas de dança ou teatro, oficinas de fotografia, etc. Vale a pena conferir a programação com antecedência e ver se está adequada ao perfil e gosto da criança.

Verifique se oferecem assistência médica

É claro que ninguém quer pensar em acidentes, mas como é melhor prevenir do que remediar, confira se o local possui uma enfermaria ou uma equipe preparada para oferecer primeiros socorros.

Nesses casos, também é indispensável saber o procedimento da colônia em casos de machucados mais sérios, como qual o encaminhamento será realizado.

Veja se o local segue os protocolos

Mesmo com a flexibilização e abertura de diversos espaços, os cuidados com a pandemia ainda devem ser feitos. Por isso, verifique se a colônia de férias continua seguindo os protocolos de segurança, como o uso obrigatório da máscara e álcool em gel para higienização das mãos.

A vacinação também é muito importante para proteção, então confira o calendário da sua cidade, já que estão começando a vacinar crianças menores de 12 anos. Vale destacar que a vacina não impede de contrair o vírus, mas ela evita que os sintomas sejam graves. Vacine-se!

Alimentação

Para ter a energia necessária para aproveitar toda a colônia de férias, é importante que a criança tenha uma alimentação saudável e balanceada.

Então, informe-se sobre o cardápio do local, veja as opções de comida disponíveis e confira se são do gosto do seu filho. Se possível, também visite a cozinha e o refeitório para verificar se está tudo de acordo com as regras.

Prepare-se com antecedência

Verifique tudo o que a criança vai precisar levar – como a quantidade de roupas, documentação, protetor solar, quantidade de máscaras, objetos de higiene pessoal, etc – e já comece a deixar tudo preparado com certa antecedência.

Na hora de levar seu filho para a colônia, é só conferir se está tudo certo e ir sem preocupações.

Cuidados que as crianças devem ter

Na hora da diversão, é bastante comum a criança não prestar tanta atenção na saúde. Por isso, converse antes com o seu filho e explique a importância de ter certos cuidados.

Passar o protetor (a cada duas horas) e beber bastante água (diariamente: 35 ml de água por quilo corporal), por exemplo, são indispensáveis para ela não ficar com a pele queimada ou até passar mal por causa do calor.

Eaí, curtiu as nossas dicas?! Fique ligado no site e nas redes do Colégio Plínio Leite e confira todos os nossos conteúdos.

*Imagem meramente ilustrativa